Espiritualidade: O protagonismo das mulheres nas primeiras comunidades, Advocacy e Comunicação Transformadora foram os temas estudados no Encontro Formativo e realizado de 4 a 7 de junho, na Casa Madre Antonia, em São Paulo, pela a Rede Oblata, que articula os quatro projetos de Missão no Brasil e que reuniu as equipes constituídas por irmãs e laicato no intuito de otimizar a atuação frente aos desafios da atualidade e fortalecer a produção de conhecimento.
O protagonismo das mulheres nas primeiras comunidades com a assessoria de Isabel Félix, doutora em Ciências da Religião. Afinal, “ (…) muitos textos bíblicos inviabilizam e silenciam o protagonismo das mulheres nas sociedades e comunidades. (…)” .
Advocacy foi outro tema refletido com a ajuda das advogadas Gabriela Biazi e Amanda Vitorino da Rede Feminista de Juristas. “Advocacy é mobilização e proatividade. São pessoas organizadas coletivamente, agindo com propósito de mudança social, afetando quem tem poder de decisão”.
E ComunicaçãoTransformadora que trouxe também uma introdução conceitual sobre cultura, identidade e Instituições. Foi assessorado pela socióloga, Mara Greide, e pela comunicóloga, Nanda Soares, que apresentaram a proposta de despertar o olhar para a essência, o propósito e a caminhada Oblata em um mundo multiforme, “convidando a pensar sobre como a Rede socializa, gera identidades e se amplia como um espaço de construção de realidades, e sentimentos de pertencimento”.
O último dia foi reservado para a construção dos encaminhamentos a partir das propostas que foram sugeridas nos dias de reflexão e entre elas o aprofundamento da Espiritualidade/Pedagogia Oblata e releitura dos textos bíblicos na perspectiva femininista/libertadora; a construção de um diagnóstico (interno e externo) para possibilidade de atuação e alcance em Advocacy e o fortalecimento da participação em espaços de controle social com a mobilização de mulheres; o alinhamento da Política de Comunicação, sistematizando e socializando a informação desde a identidade e cultura Oblata.